fbpx

ISO 50001

Sistema de Gestão de Energia

A gestão eficiente da energia é uma prioridade das organizações.

A economia da energia significa a redução de custos operacionais. O consumo da energia também implica na redução das emissões de gases do efeito estufa e a demonstração de mais cuidados com os recursos naturais. Estes são os desafios tangíveis para as empresas que procuram assegurar e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

As indústrias intensivas em energia, bem como as outras, podem conseguir uma melhoria significativa no seu uso da energia, otimizando seu consumo e utilizando mais energias renováveis.

Esta norma tem um elevado nível de compatibilidade com a ISO 9001 e ISO 14001, permitindo a integração com estes ou outros sistemas de gestão existentes.

A norma não estabelece quaisquer exigências de desempenho energético, mas disponibiliza um conjunto de requisitos e metodologias de suporte para as organizações definirem as suas metas, melhorando continuamente o seu desempenho.

 

OS BENEFÍCIOS DE POSSUIR ISO 50001

A ISO 50001 : 2018

Como nas outras normas de sistema de gestão ISO, a certificação ISO 50001 não é obrigatória. Mas uma empresa que se certifica passa a dispor da sigla ISO, sendo uma mais valia junto do mercado.

Demonstrando credibilidade junto a parceiros e clientes, já que as normas ISO são referência mundial em padrões de operação responsáveis e que buscam as melhores práticas e a excelência em serviços e produtos.

Além disso e dos benefícios já citados – eficiência energética, redução dos custos operacionais e diferencial competitivo, não somente devido à economia gerada, mas também pela imagem diferenciada que a empresa passa a ter no mercado – a ISO 50001 traz outros benefícios:

  • PROMOÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ORGANIZAÇÃO
  • REDUÇÃO DOS IMPACTES AMBIENTAIS, NOMEADAMENTE DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE GASES CO2 PARA A ATMOSFERA
  • IMPULSO PARA UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS E RENOVÁVEIS
  • CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO
  • MELHOR IMAGEM DA EMPRESA
  • REDUÇÃO DE CUSTOS
  • DIFERENCIAL COMPETITIVO