PASSO A PASSO PARA OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO 9001.
6 etapas para implementação do controle de qualidade ISO 9001
Entender as etapas da implantação do controle de qualidade ISO é fundamental para conceber quais recursos devem ser mobilizados para tal. Além de praticar a norma na empresa, é preciso comprová-la para obter certificação. Saiba a seguir qual o passo a passo!
1. Entender as normas
Para poder implantar a norma em sua empresa, é preciso conhecer suas prescrições. O conteúdo pré-determinado diz respeito a quais são os protocolos e padrões que precisam ser respeitados para se obter a certificação.
2. Realizar um diagnóstico
O diagnóstico detalha quais falhas devem ser corrigidas dentro da empresa. O documento estuda quais são as melhorias que a organização deve fazer para uma implementação bem-sucedida dos protocolos do certificado de qualidade.
A partir dessa análise, são definidas estratégias, etapas e prazos para realizar a implementação. Geralmente, as organizações contratam consultores especializados para auxiliar nessa etapa, a fim de que eles direcionem os caminhos certos para estruturar corretamente os processos.
3. Definir uma equipe de implementação
A escolha dos profissionais que irão auxiliar na implementação deve ser baseada em múltiplos elementos. Os membros da equipe devem:
- entender a cultura organizacional da empresa;
- conhecer as atividades realizadas pela organização;
- saber quais são as técnicas e métodos de gestão;
- estar alinhados às questões administrativas gerais da empresa.
Além disso, os integrantes também devem possuir competências como:
- organização;
- capacidade de planejar e realizar;
- iniciativa;
- capacidade de percepção e análise crítica;
- habilidades de negociação;
- persistência na busca de soluções.
A equipe de implementação terá um papel fundamental para garantir que a empresa se adapte às normas exigidas para obtenção do certificado ISO 9001.
4. Executar a implementação
A implantação é a tarefa mais árdua para conseguir a certificação de qualidade ISO. Para executá-la, a empresa deve colocar em prática todas as exigências. As normas especificam o que será cobrado de sua organização para poder obter a certificação. No entanto, não estabelecem como o método de implantação deve ser posto em prática. Tal decisão fica a cargo de cada gestor ou do consultor contratado.
5. Realizar uma auditoria interna
Após a implementação, pode-se realizar uma auditoria interna — também chamada de pré-auditoria. Assim, é possível verificar se existem erros nos processos e, a partir daí, realizar melhorias. Essa análise é importante para identificar não conformidades antes da avaliação oficial.
6. Contratar um organismo certificador
Quando sua organização operar dentro dos moldes estabelecidos pelas normas, com procedimentos alinhados, faz-se necessário que um órgão independente audite e garanta que ela realmente pode obter uma certificação.
Um auditor competente vai verificar o funcionamento da empresa, a fim de garantir que ela segue os parâmetros exigidos pela norma. Tal confirmação é feita em uma visita, em que os documentos que registram esses dados são comparados com as rotinas da empresa.
Por exemplo, a norma exige determinados procedimentos obrigatórios e controle específico dos documentos da qualidade. Um deles é a correta distribuição dos documentos. Durante a auditoria, tal fato deve ser confirmado por registos.
Ao final da avaliação, caso a empresa esteja dentro dos requisitos, o órgão expede um certificado. A partir daí, a empresa passa a operar como uma organização que possui controle de qualidade ISO.
Entenda a importância da gestão da qualidade
A gestão da qualidade estreita e alinha os objetivos da empresa. Ela garante que os processos estão sendo cumpridos de maneira a gerar resultados, independentemente de quem são os profissionais que as conduzem.
Além disso, a constante análise de desempenho proporciona uma visão ampla das metas da organização e do desempenho em função delas. Assim, a melhoria contínua é otimizada, aumentando a capacidade de promover estratégias para maximizar os resultados.
O controle de qualidade ISO é fundamental para empresas que desejam ser reconhecidas no mercado. Quando possuem certificação, asseguram para clientes que funcionam dentro das conformidades e com foco em um bom resultado.